Digital Economy and Society Index

25-02-2016 10:46

 

A Comissão Europeia lança a nova edição do ranking europeu para a Economia Digital  - o Digital Economy Society Index (DESI 2016) - que analisa o desempenho dos países da UE28 em cinco dimensões: conetividade digital, capital humano, utilização da internet,integração das tecnologias digitais e serviços públicos digitais. 

Portugal encontra-se a meio da tabela neste ranking (14º lugar em 28 países), tendo subido 2 posições face à edição DESI 2015. As melhores posições de Portugal surgem ao nível na conetividade (12º lugar), na integração das tecnologias digitais pelas empresas (9º lugar) e nos serviços públicos online (8º posição, embora tendo descido 3 posições face a 2015). 

A posição de Portugal é menos favorável na questão do capital humano (20º lugar), com défices nas competências digitais entre a população, na percentagem de pessoas que utilizam a Internet ou na disponibilização de especialistas em TIC. Na utilização de serviços online pela população Portugal ocupa a 15ª posição,tendo descido 2 lugares face a 2015.

 

Mais informações em  https://ec.europa.eu/digital-agenda/desi